Home

Image

– Olá e boas tardes! O que irão pedir?

Me divirto a pensar em como seria entrar num restaurante e encontrar o Cartola a me servir – talvez eu pedisse de entrada uma alvorada, em seguida alegria e por fim um amor proibido.

O Zicartola foi um Restaurante – “Refeição Caseira Ltda” – que teve as portas abertas no dia 5 de Setembro do ano de 63 e, penso eu, que teve uma importância tal como a 52st street para os jazzistas dos EUA.

O Restaurante possuía uma carta simples: Porções, files/carne-seca, figos em caldas e claro: A cervejinha! Dentre os frequentadores citamos: Zé Keti, Elton Medeiros, Ismael Silva, Paulinho da Viola, Aracy de Almeida, Jackson do Pandeiro, João do Vale, Nara Leão – Ba! Muita gente boa! A primeira preocupação era em servir as pessoas com comida, mas num ambiente repletos de poetas, engenheiros, bacharéis, doutores só podia sair coisa boa. Muitos sambas foram criados nas mesas do Zicartola – também ideias fervorosas sobre política sobre tudo contra o regime militar que começou em 64 e muito sobre defender a cultura brasileira – principalmente a musica.

Em maio 65 os sócios de Cartola e Dona Zica – Eugenio Agostini e primos – saíram da sociedade e deixaram suas quotas a dona Zica que, por problemas administrativos, não conseguiu manter em frente. Na mesma época Jackson do Pandeiro arrenda o espaço mas com um maior direcionamento para a cultura do forró – não resultou e logo em seguida o restaurante fechou.

Bom, isto é um pequeno resumo da vida do Zicartola. Agora iremos nos aprofundar sobre os compositores/poetas/escritores/políticos que por ali passaram.

O primeiro escolhido é Elton Medeiros que no Zicartola tornou-se um dos maiores e mais respeitados compositores de samba.

Por aqui fico e com a certeza que irão conhecer muitas das maiores obras culturais dos anos 60.

Até samba!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s