Home

Image

Zé Kéti – Zé Quieto – Zé Quietinho – Cantor/compositor/ator/politico.

O menino em 24 perde o pai Josué Vale – marinheiro e cavaquista – e junto da mãe vai morar na casa do Avô João Dionisio – Flautista e pianista. Era timido – quieto. Conviveu numa casa recheada de reuniões musicas, até Pixinguinha frequentou tais reuniões.

Zé, em 1940, começou a compor na Escola de samba da Portela. Em 43 termina a sua primeira composição carnavalesca: Se o feio doesse. Em 46 estreou a primeira gravação de seus sambas – Tio Sam no Samba pelos  Vocalistas Tropicais. Linda Batista em 51 gravou seu primeiro sucesso: Amor Passageiro pela RCA.

Zé fez seu nome entoar em todas as rádio com a composição A Voz do Morro – de 55 – que fez parte da trilha sonora do filme Rio 40 Graus. Leviana entoou no Filme Rio Zona Norte de 57.

63 foi o ano do Zicartola, e deste Restaurante vieram – talvez – as melhores composições do samba. Nesse ano Zé Kéti organiza junto de Paulinho da Viola, Elton Medeiros,  Jair do Cavaquinho, Anestorsinho, José da Cruz, Oscar Bigode e Nelson Sargento o Conjunto A Voz do Morro. 64 saiu mais uma boa composição do Zicartola: João do Vale, Nara Leão e Zé Kéti criaram o espetáculo Opinião. Os maiores sucessos do musical foram: Opinião e Diz que fui por ai. No mesmo ano grava Nega Dina e recebe o trofeu Euterpe de melhor compositor carioca, e junto de Nelson Cavaquinho o trofeu o Guarany como melhores compositores brasileiros. 65 é gravado Acender as Velas, sucesso também nas vozes de Elis Regina e da parceira Nara Leão. em 67 tira o 1º lugar no também 1º concurso de musicas para carnaval com a composição Marcha Negra – uma marcha-rancho interpretada por Dalva de Oliveira.

Zé Kéti foi e é um dos maiores compositores do samba. Sabia como ninguém botar a favela e a política em sua composições sem perder o samba. Musicas como Acender as Velas, A Voz do Morro, Labareda, Opinião entoam como marchas populares em épocas de rebelião.

Discografia de Zé Kéti:

05-conjunto a voz do morro_roda_de_samba_1965

Conjunto A Voz do Morro – Musidista 1964

ln03-nara-leao-ze-keti-joao-do-vale-show-opiniao

Show Opinião – Philips 1965

capa-sucessos-de-ze-keti

Sucessos de Zé Kéti – Mocambo 1967

ze ketti

Zé Kéti – 1973

capinha - identidade

Identificação – Continental 1979

Deixo à vocês o disco Show opinião Show Opinião – 1965

Proximo no Cardápio do Zicartola será Nelson sargento.

Até Samba

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s