Home

max_roach

OUVIR! LISTEN! Max Roach – Members, Don’t Git Wary – 1968

CS399853-01B-BIG

Max+Roach

Max Roach – este foi um dos nomes mais politicos do jazz – o que muito me agrada. O bom de Max é que sua origem é toda musical. Sua mãe era cantora de Gospel e disso encentivou o menino a começar com as aulas de musica – primeiramente com o clarim. Max impressiona pelo inicio muito jovem – com 16 já substituia  Sonny Greer (bateria) na Orquestra de Duke Ellington. Possui uma tecnica admiravel – principalmente na definição de cada nota. Ele foi um dos frequentadores da importante 52st. de Manhattan, NY- junto de Monk, Blakey, Bird, Dizzie, e muitos outros cranios do jazz.

É considerado um dos criadores do Bebop e Hard bop.

Stanley Cowell

Pouco sei sobre Stanley Cowell, mas sei que as composições deste disco (Abstrutions, Effi e Equipoise) me fazem destaca-lo como excelente compositor – e tambem tem algo que muito me agrada ao tocar – parece fazer de tudo para agradar os outros instrumentos  e no mais puro do blues. Ele é de Ohio – 41 e é fundador da Strata-East Records.

Este disco teu uma energia brutal. Cada musica parece fomentar o tema do disco: Membros, não deixem o barco! Aquela tipica ideia dos musicos naufragarem junto do barco.

Abstrution é a mais simples e mais audivio – um tanto como comercial. Libra é de Gary Bartz, ela começa com um bom tema e do nada vira uma alucinante apresentação do puro hard bop. Effi é o começo do movimento introspectivo do disco – meu êxtase sempre vem com esta. Equipoise me parece ser sempre tao triste – mas a tenho com muito carinho – dilacera o peito. Members, Don’t Git Weary – Max Roach – é a musica tema do disco. Ela foi gravado nos vocais de Andy Bey. Absolution – Jymie Merritt -é muito bem feita – uma boa base de baixo, um excelente tema para o trompete e sax, a bateria inconfundivel de max, e a sutileza de Cowell.

Esse disco é recheado do puro blues e é interpretato pelo quinteto de Max Roach – em modal.

Charles+Tolliver GaryBartz jymiemerritt2009 13973

  1. Abstrutions – 3:40
  2. Libra – 4:58
  3. Effi – 6:15
  4. Equipoise – 6:22
  5. Members, Don’t Git Weary – 5:32
  6. Absolutions – 4:39
  • Gravado em New York em 25 de Junho (faixas 2-4 e 6)e 26 de Junho (faixas 1 e 5), 1968.

Max Roach – Members, Don’t Git Weary  (Atlantic SD 1510)

Charles Tolliver (trompete) Gary Bartz (Sax Alto) Stanley Cowell (piano, piano eletrico) Jymie Merritt (contra baixo eletrico) Max Roach (bateria)

até jazz!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s