Home

joaogilberto-1973

Hoje temos, de 73, o disco de João Gilberto junto do percussionista Sonny Carr.

João Gilberto, este que é o retrato falado de muitos músicos de casa – daquela coisa de ficar sentado num banquinho, pernas que estão cruzadas e bloquinho de notas em punho. Da felicidade escutar João com sua simplicidade. E neste álbum consegue-se perder-se em olhos fechados e apenas a reparar em todas as levadas do violão, da percussão e da voz, sempre de encher o coração, de João.

OUVIR! LISTEN! João Gilberto -1973

Começamos com a excelente, acelerada e numa disritmia deliciosa “Águas de Março” que é de Jobim. Em “Undiú” – composição de João – temos uma das mais hipnotizantes faixas de álbum. João fica seguido de um violão que é composto por uma excelente linha de baixo aclamada com alguns acordes agudos e a percussão sensacional de Carr. “Na Baixa do Sapateiro” – de Ary Barroso – é toda instrumental. “Avarandado” é de Caetano Veloso. Lembrando que este disco tem muito deste resultado por conta do envolvimento de João com músicos da geração de 60-70 brasileira – resultou deste envolvimento o disco “Acabou Chorare” dos Novos Baianos. “Falsa Baiana” de Geraldo Pereira é uma das faixas dançantes deste disco – excelente sambinha. “Eu quero um Samba” de Janet de Almeida, Haroldo Barbosa é outro samba que pega a Bahia como referência. “Eu vim da Bahia” é de outro musico da “nova geração” brasileira de 60-70, Gilberto Gil. “Valsa (Como são Lindos os Youguis)” outra composição de João é uma das suas boas valsinhas. “É Preciso Perdoar” de Alcivando Luz e Carlos Coqueijo é a minha faixa favorita deste àlbum. De tão triste ela acaba linda com o mantra de João. “Izaura” de Roberto Roberti e Herivelto Martins, tem a participação de Miúcha nos backins – excelente bossa.

joao gilberto e jobim2João e Tom no começo da bossa.

João Gilberto Prado Pereira de Oliveira (Juazeiro, Bahia, 10 de junho de 1931), conhecido como João Gilberto, é um cantor, violonista e compositor brasileiro.

mundonovelas_anosdourados43joão gilberto

Tido como o pioneiro criador da bossa nova, é considerado um gênio e uma lenda viva da música popular brasileira . [carece de fontes] Desde o lançamento do compacto que continha Chega de Saudade e Bim Bom, munido apenas da voz e do violão, começou uma revolução na música brasileira e na música mundial, não só pela famosa “batida da bossa nova”. Dono de uma sonoridade original e moderna até hoje, João Gilberto foi o artista que levou a música popular brasileira ao mundo, principalmente para os Estados Unidos, Europa e Japão. Tido como um dos maiores influentes do jazz americano no século XX, ganhou prêmios importantes nos Estados Unidos e na Europa, como o Grammy, em meio a beatlemania. Seus shows, quando anunciados, têm os ingressos esgotados nas primeiras horas de venda. É um dos poucos artistas no mundo que podem gravar o que quer, quando quer, além de ser admirado por grandes nomes da música brasileira e mundial, como Caetano Veloso,Miles Davis, Eric Clapton. Tratado como um revolucionário na música, sua inovação estética é, ao mesmo tempo, uma continuidade da linha evolutiva da música popular brasileira, fiel à tradição do samba.

Desde pequeno, João já mostrava que possuía um ouvido privilegiado. Aos sete anos, percebeu um erro na execução da organista da igreja em meio às dezenas de vozes do coro 5 . Wikipédia

João Gilberto, voz.

Sonny Carr, percussão.

Quem da forma a este disco é o Eng. Wendy Carlos.

A1 Águas Março 5:24
A2 Undiú 6:40
A3 Na Baixa Do Sapateiro 4:43
A4 Avarandado 4:28
A5 Falsa Baiana 3:45
B1 Eu Quero Um Samba 5:43
B2 Eu Vim Da Bahia 5:52
B3 Valsa (Como São Lindos Os Youguis) (Bebel) 3:30
B4 É Preciso Perdoar 5:09
B5 Izaura c/ Miucha 5:27

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s