Home

capa11o2k

 

Saraváh!

Continuando a serie das Pesquisas dos Melhores da Rádio Brasileira teremos a honra de falar de Ary, que foi de tudo: foi compositor, radialista (programas de auditório e locutor esportivo), pianista e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais.

ary3

 

Como perdera seus pais muito cedo, Ary foi criado por sua Avó Gabriela e pela tia Rita, essa que era professora de piano – acabando por ensinar o menino suas primeiras noções da musica.

Com doze anos já trabalhava como pianista auxiliar no Cinema Ideal, em Ubá (MG). Com quinze já começava a carreira de compositor – “de longe” foi a primeira.

149_g

 

Em 1920, com o falecimento do tio Sabino Barroso, ex-ministro da Fazenda, recebeu uma herança de 40 contos (milhões de reis). Então, aos 17 anos veio ao Rio de Janeiro estudar Direito, ali permanecendo sob a tutela do Dr. Carlos Peixoto. *O pai de Ary era o deputado estadual e promotor público João Evangelista Barroso.

Boemio, Ary logo reprova na faculdade, aumentando assim a fuga para as composições e para a musica. Como havia gastado quase todas as suas economias, emprega-se como pianista do Cine Iris.  Mais tarde com a orquestra do maestro Sebastião Cirino, na sala de espera do Teatro Carlos Gomes. Tocou ainda em muitas outra orquestras.

39_g

Em 1928 foi contratado pela orquestra do maestro Spina, de São Paulo, para uma temporada em Santos e Poços de Caldas. Nessa época compõe “Amor de mulato”, “Cachorro quente” e “Oh! Nina“, em parceria com Lamartine Babo.

Em 1929 A música “Vamos deixar de intimidade” é gravada por Mário Reis e se transforma no seu primeiro sucesso. Conclui a Faculdade de Direito. No mesmo ano consegue concluir o curso de Ciências Jurídicas e Sociais. Em 30 fica em primeiro lugar no concurso da Casa Edisor com a marcha “Dá nela“. Com o dinheiro do prêmio, casa-se com Ivone Belfort de Arantes. Em 31 Ary escreve a música “A grota funda”, que, depois, tem a letra alterada por Lamartina Babo e se transforma no sucesso “O rancho fundo“.

40_g
Em 1932 vai trabalhar na Rádio Phillips como pianista, mas logo se torna, também, locutor esportivo, humorista e animador.

proporcionado momentos inusitados ao sair para comemorar os gols do seu time oCR Flamengo).

proporcionado momentos inusitados ao sair para comemorar os gols do seu time oCR Flamengo).

Ary sempre foi uma figura muito carismática. Sempre proporcionando grandes momentos no rádio brasileiro, sendo como compositor, interprete, apresentador e como locutor. Viva Ary Barroso!

 

 

Boa audição!

Stay beuatiful!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s