Home

capa

 

Boas! Pra combinar com minha situação financeira, com a falta de caráter dos empregadores e proprietários, com a falta de noção do que é viver em uma comunidade em que todos tenham as mesmas condições de vida, e contra o consumismo babaca, João do Vale – O Poeta do Povo – vem ai e o bicho vai pegar!

João Batista do Vale

João Batista do Vale

Álbum datado de 1965, foi um dos primeiros a ter caráter contra o atual sistema em que vivemos. João soube descrever com palavras simples a verdadeira realidade do povo sofrido desse nosso Brasil.

*Retirado do Wiki:

João Batista do Vale gostava muito de música desde pequeno, mas logo teve de trabalhar para ajudar a família. Aos 13 anos foi para São Luís MA, onde participou de um grupo de bumba-meu-boi, o Linda Noite, como “amo” (pessoa que faz os versos). Dois anos depois, começou sua viagem para o sul, sempre em boleias de caminhões: em Fortaleza CE, foi ajudante de caminhão; em Teófilo Otoni MG, trabalhou no garimpo; e no Rio de Janeiro RJ, onde chegou em dezembro de 1950, empregou- se como ajudante de pedreiro numa obra no bairro de Copacabana.
Passou a frequentar programas de rádio para conhecer os artistas e apresentar suas composições, na maioria baiões. Depois de dois meses de tentativas, teve uma música de sua autoria gravada por Zé Gonzaga, Cesário Pinto, que fez sucesso no Nordeste. Em 1953, Marlene lançou em disco Estrela miúda, que também teve êxito; outros cantores, como Luís Vieira e Dolores Duran, gravaram então músicas de sua autoria. Em 1964 estreou como cantor no restaurante Zicartola, onde nasceu a ideia do show Opinião, dirigido por Oduvaldo Viana Filho, Paulo Pontes e Armando Costa, que foi apresentado no teatro do mesmo nome, no Rio de Janeiro.
Dele participou ao lado de Zé Kéti e Nara Leão, tornando-se conhecido principalmente pelo sucesso de sua música Carcará (com a participação de José Cândido), a mais marcante do espetáculo, que lançou Maria Bethânia como cantora. Como compositor, em 1969 fez a trilha sonora de Meu nome é Lampião (Mozael Silveira). Depois de se afastar do meio musical por quase dez anos, lançou em 1973 Se eu tivesse o meu mundo (com Paulinho Guimarães) e em 1975 participou da remontagem do Show Opinião, no Rio de Janeiro.
Tem dezenas de músicas gravadas e algumas delas deram popularidade a muitos cantores: Peba na pimenta (com João Batista e Adelino Rivera), gravada por Ari Toledo, e Pisa na fulô (com Ernesto Pires e Silveira Júnior), baião de 1957, gravado por ele mesmo. Em 1982 gravou seu segundo disco, ao lado de Chico Buarque, que, no ano anterior, havia produzido o LP João do Vale convida, com participações de Nara Leão, Tom Jobim, Gonzaguinha e Zé Ramalho, entre outros. Em 1994, Chico Buarque voltou a reverenciar o amigo, reunindo artistas para gravar o disco João Batista do Vale, prêmio Sharp de melhor disco regional.
Em 2006 (décimo ano após sua morte) foi lançado o espetáculo musical “João do Vale – o Poeta do Povo”, peça de Maria Helena Künner com direção musical de Marco Aurêh baseada na biografia “Pisa na fulô, mas não maltrata o Carcará”, escrita por Márcio Paschoal.
Em 1974 teve a ideia do teatro opinião e em 1975 o teatro ganhou vida e estreou uma peça do mesmo nome ¨opinião¨.

ln03-nara-leao-ze-keti-joao-do-vale-show-opiniao contra capaOUVIR! LISTEN! João do Vale – O Poeta do Povo – 1965

A1 A Voz Do Povo
A2 Carcara
A3 Pra Mim, Nao
A4 Peba Na Pimenta
A5 Minha Historia
A6 A Lavadeira E O Lavrador
B1 Pisa Na Fulo
B2 O Jangadeiro
B3 Fogo No Parana
B4 Ouricuri
B5 O Bom Filho A Casa Torna
B6 Sina De Caboclo

**Infelizmente não tenho o corpo dos craques instrumentais do disco…coisa comum pra Phillips e seus artistas solos.

Texto Contra Capa

Texto Contra Capa

Bom, espero que aproveitem e tirem algum proveito disto, que pra mim é um belo tapa na cara do brasileiro.

Boa Audição!

Stay Beautiful!

luiz.jpg

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s