Home

taiguara - imyra, tayra, ipy, taiguara

 

Boas! Com muito orgulho que apresento a vós Imyra, Tayra, Ipy de Taiguara. Serio, este disco pode mudar sua perspectiva sobre musica. Esse disco que foi censurado em 75 e teve seu espetaculo de estreia cancelado. So houve uma reedição do disco e foi em CD no Japão apenas em 2002 e tu o encontra por R$600. O que me deixa abismado com tal anonimato do disco é que ha muita pesquisa sobre ele, site proprio, excelentes e renomeados musicos, como Hermeto Pascoal, partipando da gravação. Novamente, é coisa rara.

Do wiki:

Taiguara Chalar da Silva (Montevideu, 9 de outubro de 1945 — São Paulo, 14 de fevereiro de 1996) foi um cantor e compositor brasileiro nascido no Uruguai durante uma temporada de espetáculos de seu pai, o bandoneonista e maestro Ubirajara Silva.

Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1949 e para São Paulo, posteriormente, em 1960. Largou a faculdade de Direito para se dedicar à música. Participou de vários festivais e programas da TV. Fez bastante sucesso nas décadas de 60 e 70. Autor de vários clássicos da MPB, como HojeUniverso do teu corpoPiano e violaAmandaTributo a Jacob do BandolimViagemBerço de MarcelaTeu sonho não acabouGeração 70 e Que as Crianças Cantem Livres; entre outros.

Considerado um dos símbolos da resistência à censura durante a ditadura militar brasileira, Taiguara foi um dos compositores mais censurados na historia da MPB, tendo 68 canções censuradas e escreveu uma, Cavaleiro da Esperança, em homenagem aLuís Carlos Prestes1 . Os problemas com a censura eventualmente levaram Taiguara a se auto-exilar na Inglaterra em meados de1973. Em Londres, estudou no Guildhall School of Music and Drama e gravou o Let the Children Hear the Music, que nunca chegou ao mercado, tornando-se o primeiro disco estrangeiro de um brasileiro censurado no Brasil.

Em 1975, voltou ao Brasil e gravou o Imyra, Tayra, Ipy – Taiguara com Hermeto Pascoal, participação de músicos como Wagner Tiso, Toninho Horta, Nivaldo Ornelas, Jacques Morelenbaum, Novelli, Zé Eduardo Nazário, Ubirajara Silva e uma orquestra sinfônica de 80 músicos. O espetáculo de lançamento do disco foi cancelado e todas as cópias foram recolhidas pela ditadura militar em poucos dias. Em seguida, Taiguara partiu para um segundo auto-exílio que o levaria à África e à Europa por vários anos.

Morreu em 1996 de falência múltipla de órgãos em decorrência de um câncer na bexiga.

1975 - taiguara - imyra, tayra, ipy, taiguara

 

1323553139_taiguara2

 

OUVIR! LISTEN! Taiguara ~ Ymira Tayra Ipy – 1975

A1 Pianice
A2 Delírio Transatlântico E Chegada No Rio
A3 Público
A4 Terra Das Palmeiras
A5 Como Em Guernica
A6 A Volta Ao Passado Ameríndio
A7 Luanda, Violeta Africana
B1 Aquarela De Um País Na Lua
B2 Situação
B3 Sete Cenas De Imyra
B4 Três Pontas
B5 Samba Das Cinco
B7 Primeira Bateria
B8 Ourta Cena

Jogadores em campo:

A harmonia

As belas harmonias presentes no Imyra, Tayra, Ipy – Taiguara são o fruto de um trabalho em conjunto, da união de uma naipe de músicos de primeira. Extremamente talentosos em seus respectivos instrumentos, cada um de estes indivíduos contribuíram para a complexidade do produto final.

Taiguara - Imyra Tayra Ipy - Os musicos

Faça um bom proveito,

Até Brasil!

luiz.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s