Home

OUVIR! LISTEN! Zimbo Trio ~ Zimbo Trio – 1964

A1 Zimbo Samba 2:05
A2 Menina Flor 2:32
A3 Garota De Ipanema 4:35
A4 Inutil Paisagem 2:33
A5 Barquinho Diferente 2:21
A6 Berimbau 3:08
B1 Consolação 2:58
B2 Diz Que Fui Por Aí 3:11
B3 Sou Sem Paz 4:06
B4 Vivo Sonhando 2:06
B5 Só Por Amor 2:47
B6 O Norte 3:51

Amilton Godoy (piano), Luiz Chaves (contrabaixo) e Rubinho Barsotti (bateria) fizeram parte da formação original do Zimbo Trio, formado em 1964 em São Paulo, e que se tornou uma das maiores instituições da nossa música. Digno representante paulistano do samba jazz, surgido na fase áurea da Bossa Nova e que conseguiu unir a MPB ao Jazz, esteve ativo até o ano de 2013. Foram 49 anos de uma história rica e com excelentes serviços prestados à boa música, mais de 50 discos lançados, reconhecimento mundial, excursões de sucesso por diversos países dos cinco continentes, levando sempre na bagagem a música instrumental brasileira.
Por uma questão jurídica, agora se chama Amilton Godoy Trio, liderado pelo pianista, único remanescente da formação original.

O Zimbo Trio, na sua trajetória, se caracterizou por apresentar uma sonoridade diferente, qualificada e de vanguarda, traduzidas nos seus arranjos sempre surpreendentes. Recentemente, o selo Discobertas, dirigido pelo pesquisador Marcelo Fróes, lançou um box sensacional com os seis primeiros discos gravados do Zimbo Trio, editados na época pela gravadora RGE, no período de 1964 e 1969. São eles: Zimbo Trio (1964), Zimbo Trio Volume 2 (1965), Zimbo Trio Volume 3 (1966), É Tempo de Samba – Zimbo Trio + Cordas (1967), Zimbo Trio + Cordas Volume 2 (1968) e Decisão – Zimbo Trio + Metais (1969).Verdadeiras preciosidades que agora estão à disposição de todos, totalmente remasterizados, relançados com suas capas originais. Mais que um documento, um projeto que resgata um dos períodos mais importantes da história do grupo e da nossa música. Não é preciso nem dizer que o repertório contido nos seis discos está recheado de tesouros, revelando, com detalhes, todas as possibilidades sonoras alcançadas, inclusive com o acréscimo das cordas e dos metais.

E, por todas estas características, podemos dizer que o Zimbo Trio conseguiu atingir o ambicioso objetivo de fazer música brasileira de qualidade, com toques de modernidade e sofisticação, muito além de ser um simples trio de acompanhamento ou aquele trio que escutamos para fazer a trilha de uma noite.  Um dos fatos mais marcantes do trio foi a participação como banda fixa do programa “O Fino da Bossa” da TV Record (1965), apresentado por Jair Rodrigues e Elis Regina, que na época divulgava os novos talentos da música. Fora dos palcos, o Zimbo Trio realizou uma dos maiores legados de sua vitoriosa carreira, quando, em 1973, fundou em São Paulo o Centro Livre de Aprendizagem Musical – CLAM, que foi e é, ainda hoje, responsável pela formação musical de diversas gerações de músicos. Uma das mais conhecidas alunas do CLAM é a genial pianista e cantora Eliane Elias, que está radicada nos Estados Unidos há muitos anos e que sempre que pode divulga, com orgulho e reconhecimento, a excelente formação musical que recebeu da escola do Zimbo Trio, agora comandada por Amilton Godoy. E, para encerrar, uma curiosidade: o termo Zimbo significa boa sorte, felicidade e sucesso. Ingredientes fundamentais que o Zimbo Trio conseguiu ter em sua bela trajetória musical. Com merecimento e muito talento. Nossa eterna reverência !!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s